Gilmar Mendes reage a general de Exército: “Ditadura nunca mais”
Gilmar Mendes escreveu: "Ao deboche daqueles que deveriam dar o exemplo responda-se com firmeza e senso histórico: Ditadura nunca mais"

Publicado em: 16/02/2021 às 19:56 | Atualizado em: 16/02/2021 às 20:22
O ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF) escreveu, nesta terça-feira (16), em uma rede social mensagem na qual faz uma defesa da separação entre os poderes e conclui com a frase “Ditadura nunca mais!”.
A manifestação do ministro foi publicada oito horas após o general da reserva Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, ter feito um comentário na mesma rede social sobre nota emitida pelo ministro Edson Fachin, também do STF, nessa segunda-feira (15).
“A harmonia institucional e o respeito à separação dos poderes são valores fundamentais da nossa República. Ao deboche daqueles que deveriam dar o exemplo responda-se com firmeza e senso histórico: Ditadura nunca mais!”, escreveu o ministro Gilmar Mendes.
Conforme a TV Globo apurou, a mensagem divulgada por Gilmar Mendes foi uma resposta ao ex-comandante do Exército.
Leia mais:
Operação Lava Jato prendeu Lula e apoiou eleição de Bolsonaro, diz Gilmar Mendes
Para Fachin, é intolerável intimidação do Exército ao Supremo
Fachin havia classificado como “intolerável e inaceitável” manifestação de Villas Bôas no livro recém-lançado pela Editora FGV intitulado “General Villas Bôas: conversa com o comandante”, resultante de uma entrevista do general ao pesquisador Celso Castro.
Villas Bôas revelou na entrevista que a cúpula do Exército foi consultada antes da divulgação de mensagens na véspera do julgamento pelo STF, em 2018, de um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia mais no G1
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/arquivo