Bancada pede ao governo vacinação em massa no Amazonas

De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que foi ao Senado hoje, no Amazonas já foram vacinados mais de 700 mil pessoas no grupo prioritário

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 11/02/2021 às 20:24 | Atualizado em: 11/02/2021 às 20:24

Deputados e Senadores do Amazonas fizeram um apelo ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que o governo priorize a vacinação em massa na capital e no interior do estado.  

Nesta quinta-feira, dia 11, o coordenador da bancada amazonense, senador Omar Aziz (PSD-AM), é um dos que pediram. Omar apelou para que a vacinação atinja 70% da população.

Com uma população estimada de 4,11 milhões, a quantidade de amazonenses vacinados seria de 2,88 milhões de pessoas.  

Na esteira do mesmo pedido, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) disse que é necessária a vacinação de pelo menos 1 milhão de amazonenses.

Leia mais:

Biólogo: Vacinar 70% da população de Manaus é crucial para diminuir transmissão

Epidemiologista prevê janeiro com recorde de mortes por covid-19 em Manaus

Medidas anticovid no AM seriam eficazes antes do Natal, diz cientista

Mais de 700 mil vacinados 

De acordo com o ministro Pazuello, que foi ao Senado dar explicações sobre as ações do ministério no enfrentamento da pandemia de covid-19, no Amazonas já foram vacinados mais de 700 mil pessoas no grupo prioritário.  

100% da população com 60 anos ou mais (400 mil pessoas) 

100% das pessoas com deficiência (60 mil habitantes). 

100% com 90 anos ou mais (7.856 mil habitantes). 

100% entre 70 a 79 anos (90.937 mil habitantes) 

31%  de 65 a 69 anos (82.333 habitantes) 

73% dos trabalhadores de saúde (96.575 mil habitantes).

Estimativa é de 1,1 milhão 

Nesta primeira fase da vacinação, o ministério estima vacinar 1.158.590 pessoas. Pelos dados apresentados, faltam vacinar 371.451.  

“Nós precisamos de vacina já para salvar vidas no Amazonas e no Brasil, por isso, precisamos vacinar pelo menos mais 1 milhão de amazonenses, além do que o ministro está anunciando”, declarou Braga.

Mobilização da Câmara 

Os deputados federais do Amazonas também estão fazendo gestões políticas junto ao governo para que a vacinação em massa ocorra no estado do Amazonas. 

Átila Lins (PP-AM) apresentou uma indicação (INC 092/21) ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ministro Eduardo Pazuello solicitando que o programa de vacinação ocorra em todo o estado do Amazonas.

“O Amazonas já recebeu mais de 500 mil doses de vacina, no entanto, precisa-se de uma quantidade maior para atender em até dois terços da população (2,74 milhões), o que impediria o avanço da nova variante do coronavírus, que está causando tantas mortes em Manaus e nos demais municípios”, justificou Lins.

Maiores de 18 anos 

O vice-líder do governo na Câmara, Alberto Neto (Republicanos-AM) apresentou duas indicações (INC 105 e 106 de 2021) ao governo em que sugere a mudança de critérios de distribuição das vacinas e que, no máximo em três meses sejas imunizadas todas as pessoas maiores de 18 anos.  

“Precisamos criar uma barreira sanitária que impeça a tragédia vivida no Amazonas de se espalhar para o restante do Brasil. A vacinação em massa da população do Amazonas e, principalmente, de Manaus é a alternativa para isso”, argumentou Alberto Neto. 

Já o deputado José Ricardo (PT-AM) apresentou projeto de lei para dar prioridade aos trabalhadores da educação nas campanhas de imunização. 

“Acredito que essa mobilização da Câmara dos Deputados e do Senado, através dos seus membros, possa sensibilizar as autoridades da República no atendimento desses pleitos de crucial importância ao nosso povo”, disse Átila Lins.

Foto: FVS-AM/divulgação