Lockdown é necessário, mas inviável sem auxílio emergencial, apontam especialistas

A adoção de um lockdown ainda em novembro poderia ter evitado, por exemplo, o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus.

Na pressão, Bolsonaro volta com auxílio emergencial após o carnaval

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 28/01/2021 às 12:53 | Atualizado em: 28/01/2021 às 18:23

Segundo o Brasil de Fato, a adoção de um novo lockdown nos estados brasileiros vem ganhando corpo no debate público, mas têm esbarrado na falta de medidas de proteção aos trabalhadores brasileiros, que sucumbem após o fim do auxílio emergencial.

O pneumologista Sebastião Costa, membro da Associação Médica da Paraíba, avalia que a adoção de um lockdown ainda em novembro de 2020 poderia ter evitado colapso na saúde.

Por exemplo, o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus, capital do Amazonas, no início do mês.

Para o especialista, o lockdown poderia ter evitado tudo isso. O sufocamento de Manaus, necrotérios superlotados, as UTIs quase sem vagas.

“Era preciso que fosse feito com muito rigor ainda antes de novembro. Novembro foi o pontapé para poder realimentar essa curva epidêmica”, avalia o profissional.

Reimplantação do auxílio

Apesar de se justificar do ponto visto clínico, a medida drástica de restrição social não condiz com a realidade econômica do país. É o que aponta Lúcia Garcia, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Além disso, a especialista diz que não há outra alternativa para conter a crise sanitária e econômica que não seja a vacinação em massa e a reimplantação do benefício emergencial.

Esse auxílio emergencial tirou  15 milhões de brasileiros da extrema pobreza, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Portanto, para a economista, “pessoas sem renda, pessoas sem garantia, pessoas sem proteção, têm condições de permanecerem dentro de suas casas aguardando a vacina em um calendário tão prolongado? Não, isso não vai acontecer”.

Leia mais

Governo do Amazonas vai pagar auxílio estadual contra coronavírus

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil