Empresa do MaranhĂ£o doa oxigĂªnio lĂquido para o Amazonas
Além da AVB, o Amazonas tem recebido doações oriundas de mobilizações de artistas, sociedade civil organizada e governos de outros estados e até da Venezuela.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC AMAZONAS
Publicado em: 20/01/2021 Ă s 23:56 | Atualizado em: 20/01/2021 Ă s 23:58
A empresa maranhense Aço Verde do Brasil (AVB), produtora de aços longos, situada no municĂpio de AçailĂ¢ndia, doa para a Secretaria de Estado da SaĂºde (SES-AM) mais 300 mil m³ de oxigĂªnio lĂquido.
Dessa forma, sĂ£o 15 carretas para transportar o insumo para Manaus, das quais oito jĂ¡ estĂ£o na estrada.
Segundo informações repassadas pela empresa, a previsĂ£o de chegada dos primeiros carregamentos Ă© no prĂ³ximo domingo (24).
EntĂ£o, esse produto, que equivale a 28 mil cilindros de O2, serĂ¡ utilizado no abastecimento de unidades de saĂºde da rede pĂºblica estadual, que tem sofrido o aumento nas hospitalizações de pacientes acometidos pelo novo coronavĂrus (covid-19).
Transporte
Ao mesmo tempo, o transporte estĂ¡ sendo realizado pela produtora de gases medicinais, White Martins, que cedeu veĂculos e isotanques no apoio logĂstico. Cada carreta tem capacidade para 20 mil m³.
Bem como, as carretas seguirĂ£o para BelĂ©m, no ParĂ¡, onde o produto serĂ¡ transferido para isotanques e acomodado em contĂªineres, os quais seguirĂ£o de balsa atĂ© Manaus, no Amazonas, que nĂ£o tem ligaĂ§Ă£o via terrestre o estado do ParĂ¡.
Doações
Como resultado, a doaĂ§Ă£o Ă© uma iniciativa da prĂ³pria empresa, que integra o grupo Ferroeste, por meio de seu presidente, Ricardo Carvalho. A empresa dispõe de uma fĂ¡brica de O2, de suporte Ă sua atividade produtiva.Â
O oxigĂªnio destinado ao Amazonas vem em um momento em que o estado enfrenta escassez do produto.
Enfim, alĂ©m da AVB, o governo do Amazonas tem recebido doações oriundas de mobilizações de artistas, sociedade civil organizada e governos de outros estados e atĂ© da Venezuela, paĂs que faz fronteira com o Brasil.
Foto: DivulgaĂ§Ă£o/AVB