Parintins recebe usina que vai produzir 32 m3/hora de oxigênio

Além de suprir os hospitais locais, o prefeito Bi Garcia anunciou que vai disponibilizar oxigênio também para os municípios vizinhos, inclusive do Pará

usina

Publicado em: 16/01/2021 às 23:39 | Atualizado em: 16/01/2021 às 23:39

O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (DEM), recebeu no final da tarde deste sábado (16) a usina que vai produzir oxigênio medicinal para a rede de saúde local. Serão produzidos 32 metros cúbicos do gás usado no tratamento de pacientes de coronavírus (covid-19).

Os equipamentos para instalação da usina foram transportados em avião da FAB (Força Aérea) e recebidos no aeroporto Júlio Belém pelo prefeito, acompanhado do vice Tony Medeiros (PSD) e presidente da Câmara Municipal, Mateus Assayag (PL).

Conforme Bi Garcia, a usina custou R$ 1,43 milhão e foi adquirida graças a uma emenda do senador Omar Aziz (PSD-AM).

Além de destinar o recurso necessário para tornar Parintins auto-suficiente em oxigênio hospitalar, Aziz atuou diretamente na articulação para adquirir a usina. Com ele, atuaram o deputado federal Marcelo Ramos (PL) e o prefeito do município junto ao governo federal, via Ministério da Defesa. 

Segundo Bi Garcia, a usina vai ser instalada no hospital Jofre Cohen, referência na cidade no tratamento de coronavírus. 

Contudo, o oxigênio também vai atender o outro grande hospital de Parintins, o Padre Colombo, que atende casos de urgência e emergência.

Prefeito Bi Garcia recebe piloto do Hércules que levou usina a Parintins

Leia mais

Prefeita de Coari põe usina de oxigênio em ação imediatamente

Oxigênio também para vizinhos

A boa capacidade de produção da usina, segundo a prefeitura, vai permitir ainda o atendimento de municípios vizinhos, até mesmo do estado do Pará.

“É uma ação audaciosa, num momento tão difícil que o mundo está atravessando, principalmente os caboclos da Amazônia. Estamos passando por um problema muito sério no estado do Amazonas, na capital principalmente”, disse Bi Garcia. 

O prefeito, ao receber a usina, agradeceu ao senador e o apoio da bancada amazonense no Congresso.

Aproveitando a viagem, a prefeitura trouxe mais dez cilindros de oxigênio, recarregados na cidade paraense de Santarém, em parceria com o Distrito Sanitário Indígena (Dsei). 

Fotos: Yuri Pinheiro e Arleison Cruz/Divulgação