Carregamento de roupas sem nota fiscal é apreendido em Manaus 

A mercadoria apreendida será conferida enquanto aguarda que os proprietários apresentem nota fiscal da compra para que ocorra a liberação.  

carregamento, roupas, apreendido, manaus

Publicado em: 15/12/2020 às 18:36 | Atualizado em: 16/12/2020 às 00:36

Um carregamento de cem fardos de roupas diversas foi apreendido por fiscais da Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz). A operação aconteceu no aeroporto internacional de Manaus. A apreensão se deu na madrugada desta terça-feira (15). A origem da carga clandestina não foi informada. 

De acordo com a Sefaz, a carga com volume acima do normal foi detectado pelo serviço de inteligência do órgão em meio a bagagem de turistas. Sem nota fiscal, a ação é caracterizada como sonegação fiscal. 

“Muitos passageiros estão desembarcando em Manaus com um grande número de fardos. A maioria dos produtos é vestuário. Algumas pessoas trazem a mercadoria como bagagem pessoal, como se fosse para uso próprio, e revendem sem o recolhimento de impostos”. 

A explicação é do secretário-executivo da Receita, Dario Paim. 

A mercadoria apreendida será conferida enquanto aguarda que os proprietários apresentem nota fiscal da compra para que ocorra a liberação.  

Conforme a Sefaz, caso isso não aconteça e os donos da carga queiram retirá-la, só mediante o pagamento de multa e recolhimento do ICMS. O detalhe é que a multa pode chegar a 100% do valor do imposto.
 

Foto: Divulgação/Secom