Condenado pelo TSE, Câmara confirma cassação de deputado do Acre

O parlamentar foi condenado pelo TSE por abuso do poder econômico e político, além de compra de votos, na campanha das eleições de 2018

Publicado em: 05/11/2020 às 16:17 | Atualizado em: 05/11/2020 às 16:17

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou hoje, em reunião, a cassação do mandato do deputado federal Manuel Marcos (Republicanos-AC).

Ele foi condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por abuso do poder econômico e político, além de compra de votos, na campanha das eleições de 2018.

Em 22 de setembro, o plenário do TSE manteve, por unanimidade, a cassação dos mandatos e a declaração de inelegibilidade de Manuel Marcos, e da deputada estadual Juliana Rodrigues de Oliveira, também do Acre.

Ambos foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral. Em seguida foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado em junho de 2019. Além disso, eles chegaram a ser presos em operação da Polícia Federal em dezembro de 2018 no combate a irregularidades no pleito daquele ano.

Portanto, a decisão da Mesa Diretora hoje foi para confirmar a decisão do tribunal quanto a Manuel Marcos, por ser deputado federal. O caso não precisa passar pelo Conselho de Ética ou pelo plenário da Câmara.

No lugar de Manuel Marcos, entrará Léo de Brito (PT-AC). Ele deverá tomar posse em evento virtual na sexta-feira (6), segundo a assessoria do PT. Brito tem 41 anos, é advogado e professor de Direito. Além disso, ele foi deputado entre 2015 e 2019.

Leia mais no UOL

 

 

 

Foto: Reprodução/Facebook

 

 

 

Leia mais

Flagrado com cestas básicas, cabo eleitoral é preso por juiz de Codajás