Pesquisador da Fiocruz confirma imunidade de rebanho em Manaus

Mesmo com a cidade tendo alcançado esse nível de imunidade é preciso manter os cuidados pois, segundo o pesquisador, a Ciência ainda não sabe quanto tempo pode durar

Procuradora do MP-AM apura mortes por falta de oxigênio e sugere mais isolamento

Publicado em: 23/09/2020 às 07:29 | Atualizado em: 23/09/2020 às 07:29

O médico infectologista da Fiocruz e professor de Medicina, Júlio Croda confirmou que Manaus atingiu a imunidade de rebanho.

A informação foi dada em entrevista à Globo News, nesta terça-feira (22).

Mesmo confirmando que Manaus atingiu a imunidade de rebanho, ele advertiu que a ciência ainda não sabe por quanto tempo dura esta imunidade, que apresentou baixa em Manaus.

O pesquisador esteve na cidade semana passada como consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), representante da OMS no Brasil.

 

Leia mais

 

Coronavírus ainda vai fazer estrago por até dois anos, diz epidemiologista

 

Segundo ele, foi possível observar que a cidade retomou quase por completo sua rotina diária.

O cientista verificou um grande número de pessoas nas ruas e em bares, no entanto esse quantitativo não refletiu em casos da doença e nem em mortes.

“O que pode ser percebido é um aumento de casos relacionados com eventos políticos e a aglomerações na Ponta Negra”, destacou.

O pesquisador reforçou que mesmo alcançando o nível de imunidade de rebanho, as pessoas precisam manter os cuidados com distanciamento social, evitar aglomerações, e manter o uso de máscaras.

 

Fotos: Michel Mello/Secom