Confiança do consumidor sobe 1,4 ponto em agosto, aponta FGV
A confiança nas médias móveis trimestrais, entretanto, ficou em 6,0 pontos, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas.

Publicado em: 24/08/2020 às 17:40 | Atualizado em: 24/08/2020 às 17:40
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1,4 ponto em agosto e atingiu 80,2 pontos, em uma escala de zero a 200.
Isso significa que voltou ao mesmo nível de março deste ano. Naquele mês, a pandemia do novo coronavírus começou a impactar a economia.
Nas médias móveis trimestrais, entretanto, a alta ficou em 6,0 pontos. As informações foram divulgadas, nesta segunda-feira (24), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na análise por faixas de renda, o ICC mostrou que houve queda de confiança nas faixas de renda extremas. Também houve alta nas faixas intermediárias.
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Os consumidores de menor poder aquisitivo, por exemplo, apontaram piora relacionada à falta de perspectivas sobre emprego.
Ainda nesse sentido, houve melhora da situação financeira familiar, o que influencia diretamente o consumo.
Já nos consumidores com maior poder aquisitivo, também há recuo na intenção de compras de bens duráveis, o que, de acordo com a FGV, pode estar relacionado com o alto nível de incerteza do período.
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Foto: Agência Brasil