Weintraub é confirmado como diretor do Banco Mundial
O ex-ministro Abraham Weintraub foi indicado para o cargo pelo governo brasileiro horas depois de deixar o MEC em junho

Publicado em: 30/07/2020 às 22:04 | Atualizado em: 30/07/2020 às 22:04
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi confirmado nesta quinta-feira (30) como diretor executivo do conselho do Banco Mundial. A princípio a informação foi da própria instituição em comunicado à imprensa.
Weintraub foi indicado para o cargo pelo governo brasileiro horas depois de deixar o MEC. Isso ocorreu em junho, após uma gestão turbulenta. Posteriormente, ele partiu rumo aos EUA de forma repentina.
Segundo o comunicado, Weintraub “deve assumir seu cargo na primeira semana de agosto e cumprirá o atual mandato que termina em 31 de outubro de 2020, quando a posição será novamente aberta para eleição.”
Além disso, o banco diz também que “Diretores Executivos não são funcionários do Banco Mundial. Eles são nomeados ou eleitos pelos representantes dos nossos acionistas.”
Weintraub foi eleito pelo grupo de países (constituency) formado por Brasil, Colômbia, República Dominicana. Assim como Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago. A partir disso, o Banco Mundial não informou se o ex-ministro foi confirmado no cargo por unanimidade.
“Para preservar a integridade do voto, os registros de voto não são tornados públicos”, disse a instituição.
Weintraub anunciou em 18 de junho que sairia do MEC. Na ocasião, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), atribuiu sua saída à indicação para o cargo no Banco Mundial.
Leia mais na CNN Brasil
Foto: Carolina Antunes/PR
Leia mais
Funcionários do Banco Mundial se negam a ter Weintraub como colega