Testes concluĂ­dos com soja, vem aĂ­ diesel renovĂ¡vel da PetrobrĂ¡s

Com promessa de ser menos poluente e de melhorar desempenho dos motores, novo diesel vai ser produzido em escala industrial

Publicado em: 14/07/2020 Ă s 09:28 | Atualizado em: 14/07/2020 Ă s 12:13

A PetrobrĂ¡s divulgou que concluiu neste dia 11 testes em escala industrial para a produĂ§Ă£o do diesel renovĂ¡vel.

Conforme a estatal, o novo combustível traz benefícios ambientais e de qualidade ao reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

AlĂ©m de melhorar o desempenho dos motores em comparaĂ§Ă£o ao biodiesel.

Os testes foram realizados na refinaria Presidente GetĂºlio Vargas (Repar), em AraucĂ¡ria, ParanĂ¡, onde foram processados 2 milhões de litros de Ă³leo de soja.

Como resultado, a produĂ§Ă£o de cerca de 40 milhões de litros de Ă³leo diesel com conteĂºdo renovĂ¡vel.

 

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O diesel renovĂ¡vel ainda depende de regulamentaĂ§Ă£o pela AgĂªncia Nacional de PetrĂ³leo, GĂ¡s Natural e BiocombustĂ­veis (ANP) para ser comercializado no Brasil.

Os resultados, entretanto, apontam que o teste foi bem sucedido, segundo a companhia. Apresentou performance adequada dos catalisadores e das unidades de operaĂ§Ă£o da refinaria e com um produto final de alta qualidade e atendendo a todas as especificações necessĂ¡rias.

Tais resultados serĂ£o informados Ă  ANP para contribuir para a aprovaĂ§Ă£o da regulaĂ§Ă£o do produto.

De acordo com a PetrobrĂ¡s, o objetivo Ă© atender, em conjunto com o biodiesel jĂ¡ existente, a parcela de biocombustĂ­vel que deve ser misturada ao diesel comercializado nos postos.

Atualmente, o biodiesel Ă© misturado ao diesel mineral em uma proporĂ§Ă£o de, no mĂ­nimo, 12% pelas distribuidoras de combustĂ­vel, e chegarĂ¡ a 15% atĂ© 2023.

“O diesel renovĂ¡vel Ă© um combustĂ­vel mais moderno, com inovações tecnolĂ³gicas que trazem ganhos tambĂ©m para o meio ambiente.  O novo combustĂ­vel reduz mais as emissões de gases de efeito estufa que o biodiesel atual e constitui uma das soluções para a necessidade de descarbonizaĂ§Ă£o do transporte rodoviĂ¡rio”, disse a diretora de refino e gĂ¡s natural da PetrobrĂ¡s.

Conforme estudos, o diesel renovĂ¡vel reduz cerca de 70 % das emissões de gases de efeito estufa em comparaĂ§Ă£o ao diesel mineral (derivado do petrĂ³leo) e 15 % em relaĂ§Ă£o ao biodiesel, para o mesmo Ă³leo vegetal de origem.

Em comparaĂ§Ă£o com o biodiesel, a utilizaĂ§Ă£o do diesel renovĂ¡vel tambĂ©m melhora o desempenho dos motores. Dessa forma, evitando problemas como entupimentos de filtros, bombas e bicos injetores.

O diesel renovĂ¡vel, segundo a PetrobrĂ¡s, nĂ£o contĂ©m glicerina nem contaminantes metĂ¡licos; e suas molĂ©culas sĂ£o iguais Ă s do diesel mineral.

Ou seja, Ă© um combustĂ­vel que pode ser misturado ao Ă³leo diesel sem nenhuma restriĂ§Ă£o.

 

 

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/ PetrobrĂ¡s