MP aprovada no Senado reduz contribuições ao Sistema S

ReduĂ§Ă£o Ă© de 50% por dois meses, um a menos que na proposta do governo, e o texto vai para sanĂ§Ă£o presidencial

Publicado em: 24/06/2020 Ă s 15:35 | Atualizado em: 24/06/2020 Ă s 15:35

O Senado aprovou nesta terça (16) uma medida provisĂ³ria (MP) que reduz as contribuições obrigatĂ³rias de empresas para financiamento de serviços sociais autĂ´nomos, o Sistema S.

Por se tratar de medida provisĂ³ria, o texto tem força de lei desde que foi publicado no “DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o”, em 31 de março.

No entanto, para se tornar lei em definitivo, precisa ser aprovado pelo Congresso. Dessa forma, o texto jĂ¡ havia passado pela CĂ¢mara e com a aprovaĂ§Ă£o no Senado seguirĂ¡ para a sanĂ§Ă£o presidencial.

O governo propĂ´s reduĂ§Ă£o de 50% por trĂªs meses (de abril a junho). Mas o relator do texto na CĂ¢mara, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), modificou a medida, prevendo a reduĂ§Ă£o por dois meses. A alteraĂ§Ă£o feita por Leal foi mantida no Senado.

Conforme defensores da MP, o texto visa assegurar mais recursos para as empresas em meio aos efeitos da pandemia do coronavírus na economia, evitando demissões.

Essa medida reduz em 50% a contribuiĂ§Ă£o mensal compulsĂ³ria destinada ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Desse modo, as contribuições caem de 2,5% para 1,25%, contudo, em junho, elas retornam à porcentagem original.

A contribuiĂ§Ă£o devida pelas empresas, transportadores autĂ´nomos e empresas rodoviĂ¡rias a Sesi, Sesc e Senat tambĂ©m fica reduzida em 50%.

Leia matéria completa no G1.

 

Leia mais

Paulo Guedes reduz pela metade recursos para sistema S

 

 

Foto: Marcelo Camargo/AgĂªncia Brasil