Brasileiro é favorável a regras nas redes sociais, mostra pesquisa

O resultado da pesquisa mostra que o brasileiro está alinhado com seu projeto (PL 2.630/2020), diz o senador Alessandro Vieira.

brasileiro, regras, redes, sociais, pesquisa

Publicado em: 19/06/2020 às 19:10 | Atualizado em: 19/06/2020 às 19:10

O brasileiro se manifestou sobre regras nas redes sociais e 84% concordam com criação de lei que venha a coibir notícias falsas. A pesquisa é do DataSenado.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) é o autor do projeto de lei que cria regras para uso e operação de redes sociais.

Vieira (foto) afirmou, nessa quinta-feira (18), que o resultado da pesquisa mostra que o brasileiro está alinhado com seu projeto (PL 2.630/2020).

Segundo o DataSenado, o levantamento foi feito por telefone, entre os dias 9 e 11 de junho, com 1.200 pessoas.

Desse universo, portanto, 84% dos brasileiros que usam ou já usaram redes sociais concordam com a criação de lei. 

De acordo com eles, uma legislação de combate às fake news vai contribuir para a redução de notícias falsas nessas plataformas.

Dessa maneira, assim ficou o resultado: 33% concordam totalmente com a medida; 51% concordam; 11% discordam; 4% discordam totalmente e 1% não soube ou preferiu não responder. 

“O brasileiro médio é aquele que não está engajado ideologicamente em alguma corrente e não quer receber notícia falsa. Ele não quer ser influenciado por equipamentos ou ferramentas manipuladas por quem tem mais dinheiro e mais recursos”, disse Vieira.

Segundo Alessandro Vieira, o projeto, relatado pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), pode ser votado na terça-feira (23).

O relator busca, certamente, entendimentos para elaborar um texto que tenha consenso suficiente para ser aprovado.

Leia a íntegra da reportagem na Agência Senado

 

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado – 13/3/2019