Governo do DF fecha Esplanada após tentativa de invasão do Congresso
Entre os motivos para interdição estão a realização de manifestações antidemocráticas

Da Redação do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 14/06/2020 às 10:53 | Atualizado em: 14/06/2020 às 10:53
Por meio de decreto em edição Extra do Diário Oficial, o governador Ibaneis Rocha (MDB) proibiu “o trânsito de veículos e pedestres na Esplanada dos Ministérios no dia 14 de junho de 2020”.
Entre os motivos para interdição estão a realização de manifestações antidemocráticas.
Neste sábado (13), um pequeno grupo de bolsonaristas tentou invadir o Congresso Nacional. Sobretudo após ter um acampamento desmontado.
“O acesso aos prédios públicos federais localizados na esplanada somente será permitido a autoridades devidamente identificadas e servidores públicos federais devidamente identificados e que estejam em serviço”, diz o decreto.
Eis os motivos elencados no decreto para o fechamento: verificação de aglomerações nos últimos dias na Esplanada dos Ministérios. Estes, portanto, contrariam as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus. Assim como, identificação de conteúdos anticonstitucionais em parte das manifestações realizadas. E também, identificação de ameaças declaradas por alguns dos manifestantes aos Poderes constituídos;
“A situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar uma maior proliferação da doença no Distrito Federal”, justificou o governo.
Foto: Divulgação/ Rede Social
Leia mais
Alcolumbre manda retirar manifestantes da área externa do Congresso