Indígenas contaminados pelo coronavírus na região Norte são 23
As ocorrências concentram-se em cinco DSEI (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), todos da região Norte do Brasil

Publicado em: 17/04/2020 às 14:49 | Atualizado em: 17/04/2020 às 14:49
O balanço mais recente da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) relaciona um total de 23 casos de indígenas contaminados. Sobretudo de covid-19. Esta doença é causada pelo coronavírus.
Com informações atualizadas na quinta-feira, dia 16, o relatório considera outros 25 casos suspeitos, ou seja, que ainda estão sob investigação.
Os casos confirmados concentram-se em cinco DSEI (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), todos da região Norte do país.
A partir disso, são: Alto Rio Solimões, que soma oito ocorrências (34,8%); Manaus, com 12 (52,2%) e Médio Rio Purus, Parintins e Yanomami, que têm, cada um, somente um caso (4,3%, cada). Ao todo, 12 pacientes são do gênero feminino e 11 do masculino.
Distanciamento Social
No último dia 2, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu nota recomendando ações emergenciais de proteção à saúde dos povos indígenas.
Dessa forma, o órgão afirma que “as medidas de restrição de acesso em vigor atualmente não garantem proteção territorial suficiente para evitar o contágio dos povos indígenas pelo novo coronavírus”.
Leia mais no Portal R7
Foto: Gleison Miranda/Funai/Survival
Leia mais
Wilson anuncia cartão com R$ 200 mensais para famílias vulneráveis