Governo faz parceria com empresa da ZFM para produzir respirador
UEA participará do desenvolvimento de protótipo do aparelho, que vai beneficiar principalmente o interior do estado

Publicado em: 03/04/2020 às 15:47 | Atualizado em: 03/04/2020 às 15:52
O governador Wilson Lima (PSC) assinou, nesta sexta, dia 3, Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Moto Honda da Amazônia para o desenvolvimento de um protótipo de respirador artificial.
O aparelho beneficiará o interior do estado durante a pandemia do novo coronavírus.
Na ocasião, a empresa também fez a doação de 10 motobombas para a Defesa Civil usar em ações específicas de saúde pública nos municípios.
“Nós estamos numa luta muito grande contra o coronavírus. Há uma dificuldade muito grande para se adquirir alguns insumos na área de saúde, sobretudo os respiradores que são utilizados na montagem das UTIs”, disse Wilson.
O governador destacou que a expertise da indústria e da iniciativa privada é muito bem-vinda nesse momento.
“A Honda sempre deu demonstrações de comprometimento com o estado do Amazonas, e eu estou voltando aqui para agradecer à empresa por essa disposição”, afirmou.
Mobilização
O desenvolvimento do protótipo, que terá início ainda neste mês, é a primeira etapa de um projeto conjunto.
O objetivo é suprir a demanda do serviço de saúde diante do potencial aumento de ocorrências de transtornos respiratórios causados pela covid-19.
O grupo, formado por técnicos da Moto Honda e da UEA, trabalhará com o intuito de viabilizar um modelo de respiradores de transporte.
Dessa forma, o modelo será utilizados em pacientes que necessitem de suporte respiratório enquanto são deslocados em curtos e médios trajetos.
“Não é a nossa expertise desenvolver respiradores, mas tratando-se de uma causa tão nobre, empenharemos todos nossos esforços”, frisou o vice-presidente da Honda, Julio Koga.
De acordo com o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, um grupo de voluntários da universidade, entre médicos, engenheiros, professores e alunos, estará mobilizado no projeto.
Conforme o reitor, o produto estará pronto ainda durante essa pandemia, “salvando vidas nas nossas UTIs”.
Leia mais
Rede pública de saúde do AM pode entrar em colapso nos próximos dias
Foto: Diego Peres/Secom