Cadeia pública vai ser desativada até o próximo dia 15

Publicado em: 05/05/2017 às 08:58 | Atualizado em: 05/05/2017 às 08:58

A desocupação e transferência de 168 presos que estão hoje na cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa ocorrerá até o próximo dia 15.

Essa foi a informação prestada na manhã desta quinta-feira, dia 4, pelo secretário de Administração Penitenciária do Estado (Seap), Cleitman Coelho, durante audiência do processo que tramita no Tribunal de Justiça do Amazonas há três meses.

Cleitman disse que esses presos serão transferidos para um dos pavilhões do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM 2), cujas obras foram antecipadas.

Nesta manhã de sexta, forças de segurança realizavam uma revista na cadeia pública, onde sempre são encontrados produtos proibidos, como armas, drogas e celulares, nas mãos de presos.

Além disso, várias fugas já foram registradas depois que o governo decidiu reativar no início do ano o presídio que foi desativado em outubro de 2016.

Na próxima quinta-feira, dia 11, as partes no processo vão conhecer e vistoriar a unidade.

O promotor de Justiça Públio Caio, coordenador do Grupo de Enfrentamento da Crise do Sistema Prisional do Ministério Público Estadual, disse que os promotores vão analisar as medidas adotadas pelo Governo do Estado sobre as unidades prisionais.

“Precisamos conferir se as propostas do termo que foi assinado foram efetivamente cumpridas. Se foram, o caminho será a homologação; caso contrário, caberá à relatora julgar”, disse.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil