Cirurgias cardíacas no Francisca Mendes aumentaram 87% em janeiro

Cirurgias cardíacas aumentaram porque em dezembro de 2019, o Governo do Amazonas investiu recursos para reforçar a estrutura do Francisca Mendes

Cirurgias cardíacas cresceram 87% no Francisca Mendes

Publicado em: 09/02/2020 às 11:13 | Atualizado em: 09/02/2020 às 11:13

O Hospital Universitário Francisca Mendes aumentou em 87% o número de cirurgias cardíacas em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2019. Foram 58 contra 31 do ano passado.

De acordo com o diretor do hospital, Braz Santos, além das crianças do Amazonas que estão fazendo cirurgia cardíaca em São Paulo, em tratamento fora de domicílio (TFD), a unidade em Manaus continua com o fluxo crescente de cirurgias e procedimentos.

 

Leia mais

 

Francisca Mendes recebe novos equipamentos para UTI e centro cirúrgico

 

“Isso demonstra a grande diferença, o grande avanço que a gente teve. Essas crianças também começaram a ir para São Paulo, mas independente [sic] dessas crianças estarem indo, o Francisca Mendes continua a todo vapor”, disse.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), as cirurgias pediátricas dobraram na unidade em 2020.

 

Cirurgias cardíacas aumentaram 87% no Francisca Mendes

 

Em dezembro de 2019, o Governo do Amazonas investiu recursos para reforçar a estrutura do Francisca Mendes.

Foram instalados seis monitores multiparamétricos, quatro ventiladores pulmonares adultos e 130 acessórios de equipamentos.

Com isso, seis leitos de UTI e mais uma sala cirúrgica serão ativados para aumentar a capacidade de realização de cirurgias na unidade.

Cirurgias adultas

 

De acordo com Santos, as cirurgias pediátricas e de adultos continuam sendo realizadas na unidade diariamente. Em janeiro foram 42 cirurgias de adultos.

 

Saúde para todos

 

Na Venezuela, sem dinheiro para pagar o tratamento da filha de sete anos, Crisálida Vasquez se mudou para o Brasil e iniciou os exames e procedimentos pré-operatórios da filha, Camila Vasquez, no Francisca Mendes.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante atendimento médico gratuito a todos os pacientes no território nacional, independente da nacionalidade.

“Graças a Deus consegui o apoio aqui, porque tive que sair da Venezuela pela situação que está acontecendo agora lá. Graças a Deus aqui me ajudaram com ela, com todo o seu tratamento, me apoiaram muito os médicos e todos. E estou esperando agora o dia da cirurgia da minha filha”, disse.

Foto: Michell Mello/Secom