Joice diz que Bolsonaro faz ‘estelionato moral’ ao falar do fundo eleitoral
Deputada comentou sobre a declaração de Bolsonaro a respeito do risco de impeachment

Publicado em: 04/01/2020 às 07:05 | Atualizado em: 04/01/2020 às 07:05
O risco de sofrer um impeachment levantado pelo presidente Jair Bolsonaro, caso ele não sancione o fundo eleitoral, foi chamado de “estelionato moral” e “mentira” pela deputada e ex-líder do governo Joice Hasselmann (PLS-SP).
“Não existe nenhuma linha da legislação sobre isso. É uma prerrogativa do presidente vetar ou não. É uma mentira (a possibilidade de impeachment) para fazer jogo político e colocar a população contra o Congresso Nacional”, opinou Joice.
Hasselmann deixou claro ser contra o fundo e lembrou que o governo chegou a propor no texto inicial valor superior ao aprovado pelo Congresso. “Ele mesmo mandou o texto com um valor a mais, com valor de R$ 2,7 bilhões”, disse.
Bolsonaro chegou a publicar em sua rede social enquete sobre sancionar ou vetar a proposta do Congresso.
Para deputada, a atitude do presidente é um ato irresponsável. “É um estelionato moral. Ele está tentando manipular a legislação e a população que muitas vezes só se informa pelas redes sociais”, acusou.
FEFC
O Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para as eleições municipais deste ano foi aprovado pelo Congresso Nacional em 17 de dezembro no valor de R$ 2,034 bilhões.
O chamado fundão eleitoral está previsto em lei e esse é um dos argumentos do presidente para ter de sancionar o fundo, mesmo ele “não concordando com o recurso”.
Leia matéria no Notícias ao Minuto.
Leia mais
Para Reale Jr. e Janaína, vetar o Fundo Eleitoral não implica impeachment
Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República