ComissĂ£o sugere mutirĂ£o para julgar responsĂ¡veis por desmatamentos ilegais
O relator, deputado EdilĂ¡zio JĂºnior, destacou a realizaĂ§Ă£o de audiĂªncias pĂºblicas sobre o combate Ă s queimadas e ao desmatamento na AmazĂ´nia Legal.

Publicado em: 20/12/2019 Ă s 13:15 | Atualizado em: 20/12/2019 Ă s 13:22
A ComissĂ£o Mista Permanente sobre Mudanças ClimĂ¡ticas aprovou nesta terça-feira, dia 17, o relatĂ³rio das atividades de 2019, com uma indicaĂ§Ă£o ao Poder JudiciĂ¡rio para a realizaĂ§Ă£o de um mutirĂ£o para julgar ações civis pĂºblicas instauradas contra responsĂ¡veis por desmatamentos ilegais.
Na avaliaĂ§Ă£o do presidente do colegiado, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), os objetivos da comissĂ£o foram cumpridos ao longo do ano. “Acredito que a gente tenha conseguido alcançar nossos objetivos: discutir com grande parte daqueles que entendem com amplitude e profundidade o tema ‘mudanças climĂ¡ticas’, fazer comparações, ouvir gente que defende de um extremo ao outro.”
O relator da comissĂ£o, deputado EdilĂ¡zio JĂºnior (PSD-MA), destacou a realizaĂ§Ă£o de audiĂªncias pĂºblicas sobre o combate Ă s queimadas e ao desmatamento na AmazĂ´nia, a regularizaĂ§Ă£o fundiĂ¡ria como instrumento para reduzir a tensĂ£o social no campo e o mercado de carbono.
Leia mais
Terras indĂgenas sĂ£o as mais agredidas pelo desmatamento
O deputado lembrou ainda que o mercado de carbono foi justamente um dos temas centrais das discussões na 25ª ConferĂªncia das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP-25, que ocorreu no inĂcio de dezembro em Madri, na Espanha, e da qual participaram integrantes da comissĂ£o.
“Essa proposta determina uma cota mĂ¡xima de gases de efeito estufa que as nações podem emitir, contudo, possibilita a negociaĂ§Ă£o de cotas”, explicou JĂºnior.
Fonte: AgĂªncia CĂ¢mara
Leia mais
Deputado joga desmatamento no AM nas costas de governos
Foto: Felipe Werneck/Ibama