Políticos do AM são denunciados pelo MPF na “farra das passagens”

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 05/11/2016 às 16:16 | Atualizado em: 29/12/2016 às 21:02
O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia nesta sexta-feira, dia 4, contra 443 ex-deputados por uso indevido de R$ 25,5 milhões de recursos públicos para cotas de passagens aéreas concedidas pela Câmara dos Deputados aos parlamentares.
Há políticos do Amazonas citados na extensa lista, como Rebecca Garcia (PP), Sabino Castelo Branco (PTB), Marcelo Serafim (PSB), Francisco Praciano (PT), os mais conhecidos, e outros.
Esses denunciados são do período de 2007 a 2009, apenas, no caso que ficou conhecido como “farra das passagens”, em que os parlamentares daquele momento usavam o dinheiro público para fins particulares, o que viola a norma da concessão do benefício.
O MPF denuncia que, além do desvio a terceiros, houve também outros ilícitos, como negociação das passagens até fora da Câmara.
A Procuradoria Regional da República da 1ª Região vai enviar cópias do inquérito para o Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), para assegurar a continuidade do processo.
O caso está no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Em caso de condenação, a pena é de prisão de 2 a 12 anos, além do pagamento de multa.
A matéria completa está publicada no site de notícias políticas Congresso em Foco, onde é possível conferir todos os nomes denunciados, entre os quais Ciro Gomes, Antônio Palocci, José Cardozo Dutra e outros conhecidos nacionalmente.
Confira a lista completa.
Foto: Reprodução/Blog do Catarino