Magistrados da Bahia sĂ£o afastados por venda de sentenças

Mesmo com crimes gravíssimos, Justiça do AM soltou traficante e policial militar

Publicado em: 19/11/2019 Ă s 11:27 | Atualizado em: 19/11/2019 Ă s 11:27

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, e outros cinco magistrados foram afastados dos cargos por 90 dias na manhĂ£ desta terça-feira, dia 19, em Salvador, acusados de um suposto esquema de venda de decisões judiciais. As informações sĂ£o do Portal G1.

A determinaĂ§Ă£o Ă© resultado de uma operaĂ§Ă£o da PolĂ­cia Federal (PF).

Os juĂ­zes tambĂ©m sĂ£o acusados de corrupĂ§Ă£o ativa e passiva, lavagem de ativos, evasĂ£o de divisas, organizaĂ§Ă£o criminosa e trĂ¡fico influĂªncia.

Segundo o G1, conforme o MinistĂ©rio PĂºblico Federal (MPF), investigações apontam que, alĂ©m dos desembargadores e juĂ­zes, advogados e produtores rurais que, juntos, atuavam na venda de decisões para legitimar terras no oeste baiano, integram a organizaĂ§Ă£o criminosa.

O esquema envolve ainda o uso de laranjas e empresas para dissimular os benefĂ­cios obtidos ilicitamente.

A suspeita Ă© de que a legalizaĂ§Ă£o de terras, objeto de grilagem, supere 360 mil hectares e que o grupo envolvido na dinĂ¢mica movimentou quantias bilionĂ¡rias.

Na aĂ§Ă£o, que resultou na prisĂ£o de outras quatro pessoas, tambĂ©m foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensĂ£o em quatro cidades baianas e em BrasĂ­lia.

As prisões sĂ£o temporĂ¡rias e terĂ£o duraĂ§Ă£o de cinco dias. Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e houve bloqueio de bens de alguns dos envolvidos no total de R$ 581 milhões.

 

Leia mais

Juízes do AM aparecem na lista do Intercept sobre venda sentença

 

 

 

Foto: TJ/CearĂ¡