Ministro vĂª afronta ao STF mudar segunda instĂ¢ncia no Congresso

Publicado em: 12/11/2019 Ă s 19:02 | Atualizado em: 12/11/2019 Ă s 19:02
O ministro Marco AurĂ©lio Mello (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, nesta terça-feira (12), que eventual aprovaĂ§Ă£o de mudança na regra das prisões de condenados seria afronta Ă corte.
Na semana passada, o tribunal mudou a regra anterior, que permitia a prisĂ£o de condenados em segunda instĂ¢ncia, para permitir o inĂcio do cumprimento da pena sĂ³ depois de analisados todos os recursos Ă disposiĂ§Ă£o do rĂ©u. As informações sĂ£o do O Globo.
“Primeiro, seria uma tentativa de ultrapassar a decisĂ£o do Supremo, que foi tomada em processos objetivos. E em segundo lugar, terĂamos que examinar se essa nova redaĂ§Ă£o Ă© harmĂ´nica ou nĂ£o com a clĂ¡usula constitucional do inciso 57 do artigo 5º, que advĂ©m do poder constituinte originĂ¡rio”, disse na reportagem.
Segundo O Globo, o ministro se refere Ă regra da presunĂ§Ă£o de inocĂªncia contida na ConstituiĂ§Ă£o Federal, segundo a qual ninguĂ©m serĂ¡ considerado culpado atĂ© o trĂ¢nsito em julgado. Segundo Marco AurĂ©lio, essa regra nĂ£o poderia ser modificada nem por emenda constitucional, nem por projeto de lei.
Foto: