Governo faz levantamento para doação de cadeiras de roda no interior

Publicado em: 30/03/2017 às 18:38 | Atualizado em: 30/03/2017 às 18:38
Comunidades ribeirinhas do Amazonas vão passar por uma busca ativa de pessoas com deficiência durante as viagens do barco PAI “Todos pela Vida”. A iniciativa do Fundo de Promoção Social (FPS) e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) pretende localizar essa população e ampliar o número de beneficiados com cadeiras de roda e kits sociais.
A ação começou em Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus), cidade da calha do Juruá onde os atendimentos no barco iniciaram esta semana.
O mapeamento de pessoas com deficiência é uma ação inédita no Barco PAI e foi idealizada pela primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, presidente de honra do FPS.
Foram adquiridas 1.108 cadeiras de roda do modelo universal para doação às pessoas de baixa renda de todo o Estado. Durante as viagens do barco, bengalas, muletas, cadeiras de roda infantil e para pessoas obesas também serão disponibilizadas, além do kit social composto por cama, colchão, lençóis e ventilador.
Com o programa de acessibilidade, o FPS está aplicando R$ 1,119 milhão. Em Manaus, cerca de 600 cadeiras de roda já foram entregues para a população com deficiência cadastrada pela Seped. Para os sete municípios da calha do Juruá foram embarcadas 200 cadeiras, número capaz de atender a demanda identificada no último levantamento do governo.
“É uma ação de suma importância tendo em vista que essas pessoas precisam e enfrentam ainda o isolamento. Estão distante da capital e estavam com dificuldades enormes para resolução de questões de necessidade básica”, disse a titular da Seped, Vânia Suely.
Foto: divulgação FPS