Data marcada para imigrantes venezuelanos deixar Manaus

Publicado em: 26/03/2017 às 14:57 | Atualizado em: 26/03/2017 às 14:57

O Governo do Amazonas anunciou que no próximo dia 2 de abril um grupo de 88 indígenas da etnia warao voltará para a Venezuela.

Eles fazem parte de 117 imigrantes que saíram de seu país para fugir da crise política e econômica, passaram por Boa Vista, a capital de Roraima, e se chegaram a Manaus no início de fevereiro.

A maior parte deles passou a viver em barracas improvisadas na rodoviária da cidade e a pedir esmolas nos semáforos e em ruas mais movimentadas, principalmente na região comercial e portuária do Centro da capital amazonense.

O governador José Melo (Pros) determinou a formação de um grupo de trabalho com 22 instituições públicas (governo e prefeitura local) e da sociedade civil, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Dois ônibus foram alugados pelo estado e município para essa viagem de volta dos venezuelanos até o município roraimaense de Pacaraima, na fronteira com o país vizinho.

Em Manaus, os imigrantes receberam assistência social e de saúde, o que continuará sendo oferecido para os que ainda vão continuar na cidade.

Fonte: Agência Brasil

 

Foto: Reprodução/Cora Gonzalo_site Amazônia Real