Gilmar manda Aécio responder no TRE-MG suposta propina em 2014

Publicado em: 10/06/2019 Ă s 18:24 | Atualizado em: 10/06/2019 Ă s 18:24
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu encaminhar para a Justiça Eleitoral de Belo Horizonte (MG) um inquĂ©rito instaurado no Ă¢mbito da delaĂ§Ă£o da Odebrecht que investiga o deputado federal AĂ©cio Neves (PSDB-MG).
As informações publicadas pela AgĂªncia Brasil dĂ£o conta de que apuraĂ§Ă£o diz respeito a supostos pagamentos realizados de forma dissimulada por meio de contratos fictĂcios que teriam beneficiado AĂ©cio Neves (na foto com Gilmar) visando Ă sua campanha Ă PresidĂªncia da RepĂºblica, em 2014.
De acordo com colaboradores da Odebrecht, o valor inicial solicitado pelo tucano foi dividido em dois contratos de R$ 3 milhões cada – a primeira parte teria sido paga, mas a segunda nĂ£o.
O ministro Gilmar Mendes tambĂ©m negou um pedido da defesa de AĂ©cio para o arquivamento da apuraĂ§Ă£o, porque, na sua avaliaĂ§Ă£o, “existem indĂcios que devem ser aprofundados a partir das linhas investigativas estabelecidas pela PolĂcia Federal e MinistĂ©rio PĂºblico”.
O ministro decidiu “declinar competĂªncia” e encaminhar o caso para a Justiça Eleitoral mineira por conta do novo entendimento do STF, que se aplica para os crimes cometidos no exercĂcio do mandato e em funĂ§Ă£o do cargo. AĂ©cio assumiu em fevereiro deste ano o mandato de deputado, deixando o Senado Federal.
AlĂ©m disso, Gilmar apontou que os fatos investigados dizem respeito, em tese, ao crime de falsidade ideolĂ³gica eleitoral (tambĂ©m conhecido como “caixa 2”).
“A supervisĂ£o das investigações e o julgamento desses delitos compete Ă Justiça Eleitoral”, escreveu o ministro.
Leia mais em NotĂcias ao Minuto
Foto: ReproduĂ§Ă£o/JusBrasil