Governo do Rio toma Maracanã de volta por quebra de contrato
Publicado em: 18/03/2019 às 16:32 | Atualizado em: 18/03/2019 às 16:32
O governo do Estado do Rio de Janeiro interveio no abandonado Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e o tomou de volta para dar o devido tratamento ao monumento.
No Diário Oficial, desta terça-feira (19), o estado decretará a caducidade do contrato de concessão do estádio. As informações são da Agência Brasil.
O governador Wilson Witzel disse que a decisão foi tomada por descumprimento do contrato por parte da concessionária Complexo Maracanã Entretenimento S.A.
Segundo o governo estadual, a concessionária não paga as parcelas de outorga previstas no contrato de concessão desde maio de 2017, o que gerou uma dívida de R$ 38 milhões com os cofres públicos.
Além disso, a concessionária não renovou a garantia, que deveria cobrir os pagamentos ao estado em caso de falta.
O governo também decidiu punir a concessionária e suas controladoras com dois anos de inidoneidade, o que impede que elas assinem outros contratos com o poder público.
“Estão usando um equipamento do estado, não estão pagando e, pior, os clubes estão reclamando. Tudo errado”, disse o governador (foto).
Com a publicação da caducidade amanhã, a concessionária terá que deixar o estádio em até 30 dias, e a administração será assumida pelo estado por meio de uma Comissão Consultiva com sete membros.
O governo trabalha na elaboração de uma permissão de uso para que o estádio possa ser administrado enquanto um novo modelo de parceria público-privada é preparado.
Foto: Reprodução/TV PUC/YouTube
