Segunda mulher a comandar MP-AM assume posto no dia 15

segunda mulher

Publicado em: 13/10/2018 às 09:00 | Atualizado em: 13/10/2018 às 09:00

A promotora de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque toma posse no cargo de procuradora-geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) na próxima segunda, dia 15. Ela será a segunda mulher no cargo, depois que a hoje desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ-AM) Socorro Guedes comandou o órgão em 2003.

A posse vai ser às 17h, no auditório da PGJ.

Eleita pelo colegiado de promotores e procuradores de Justiça como a mais votada da lista tríplice apresentada ao chefe do poder Executivo, Leda Mara foi imediatamente escolhida e nomeada pelo governador Amazonino Mendes (PDT) no último dia 11 de setembro.

Leda Mara é atualmente a subprocuradora-geral de Justiça para assuntos administrativos da PGJ.

“O MP tem hoje atribuições constitucionais essenciais para que tenhamos uma sociedade mais igual, justa e fraterna. Tenho consciência de que também temos problemas para acompanhar as evoluções sociais, inclusive o aumento da criminalidade organizada, mas estaremos preparados para esse enfrentamento”, disse a procuradora.

Segundo ela, sua gestão vai dar continuidade ao trabalho “de uma geração que acredita ser possível fazer diferente, construir um Ministério Público forte, resolutivo e capaz de responder aos anseios da sociedade, a destinatária dos nossos serviços”.

 

Saiba mais sobre a nova procuradora

Foi graduada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 1988, onde hoje é professora. Tornou-se mestra em direito e políticas públicas em 2008 (Ceub), foi delegada da Polícia Civil do estado, com atuação na Delegacia da Mulher entre 1993 e 1995. Seu ingresso no MP-AM foi em 1996.

Nos seus 22 anos de promotora de Justiça, Leda Mara começou atuando em Parintins (1996) e na capital foi titular da 7ª Promotoria de Justiça/4ª Vara Criminal, atuou no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e em cargos administrativos do MP-AM desde 2014.

 

Foto: BNC Amazonas