Ministro do TSE libera Alckmin para “zoar” Bolsonaro na campanha

Publicado em: 04/09/2018 às 08:53 | Atualizado em: 04/09/2018 às 08:53
O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Horbach, negou liminar em representação feita pela campanha do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) contra uma propaganda do rival Geraldo Alckmin (PSDB).
A peça publicitária do tucano mostra “emoticons” que “vomitam” em reação a Bolsonaro. As informações são do portal DestakJornal.
Os advogados da campanha do candidato do PSL dizem que a propaganda atenta contra a sua imagem e tentou criar artificialmente no eleitor estados mentais, emocionais ou passionais.
Mas, segundo Horbach, a propaganda “nada mais é do que uma crítica forte e ácida” que foi “expressa não em palavras, mas por meio de sinais gráficos, típicos da linguagem digital amplamente empregada por grande parcela do eleitorado”.
Assim, conclui: “não há necessidade de maior interpretação para concluir que os ‘emoticons’ constantes da peça publicitária questionada simplesmente indicam reprovação ao candidato Jair Messias Bolsonaro e às demais figuras públicas que também aparecem no vídeo, o que em nada viola a legislação eleitoral”.
Foto: Reprodução