ZFM supera entraves da crise e exportações crescem 25%

Publicado em: 20/08/2018 às 16:30 | Atualizado em: 20/08/2018 às 16:30
As exportações no Amazonas cresceram 25% no primeiro semestre (janeiro a junho) de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).
O ranking dos produtos que mais tiveram crescimento foram: os minérios (nióbio e tântalo), com 127%, os aparelhos de barbear não elétricos, com 104%, e as motocicletas com 60%. Os principais destinos destes produtos são a Argentina e a Colômbia, que representam mais de 50% do total exportado.
Para o deputado federal Pauderney Avelino (DEM), os números mostram “o importante papel que a Zona Franca de Manaus (ZFM) tem no desenvolvimento regional e na balança comercial do Brasil”, mas também indicam que a indústria amazonense ainda sente a crise no mercado brasileiro e precisa encontrar alternativas para manter a operação.
“O Brasil ainda sofre com a crise criada no governo do PT e a Zona Franca de Manaus, que foi criada para atender o mercado brasileiro, precisa encontrar alternativas para driblar as dificuldades”, afirmou Pauderney.
O presidente do Centro da Indústria do Amazonas (Cieam), Wilson Périco afirma que existem motivos para comemorar, mas o mostram que as empresas estão usando o excedente da sua capacidade produtiva para atender outros mercados.
“O modelo não foi desenhado focando exportação. A ZFM foi constituída focando o atendimento do mercado brasileiro através da agregação de valor aos produtos, que se aqui não fossem produzidos, estariam sendo importados”, disse Périco.
Foto: Divulgação