Prevendo grande cheia, Melo prepara plano de ajuda a municípios

Publicado em: 13/02/2017 às 19:50 | Atualizado em: 13/02/2017 às 19:50
Com os municípios de Guajará e Ipixuna em situação de emergência e cinco em alerta (Juruá, Carauari, Envira, Eirunepé e Itamarati), o Governo do Amazonas está elaborando um plano de ação para o caso de ocorrer uma grande cheia no estado.
Foi o que anunciou o governador José Melo (Pros), ao informar que a Defesa Civil e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estão monitorando a subida das águas.
Melo disse que, apesar de não haver ainda uma previsão da magnitude da subida das águas, é importante adotar ações preventivas.
“Na verdade, o que estamos fazendo aqui é nos precavendo. Se permanecerem constantes as chuvas que estão acontecendo, teremos mais uma grande enchente no Amazonas”, avaliou.
Nas previsões do governador, diferentemente de outras, esta enchente vai atingir praticamente toda a bacia amazônica porque o rio Purus já está bastante cheio e o alto rio Solimões e o rio Juruá também estão acima da média.
“Apenas o rio Madeira ainda está com uma enchente regular. O resto todo está com uma enchente fora do comum”, declarou o governador.
Segundo ele, um plano preventivo já está sendo preparado para ajudar as comunidades ribeirinhas.
Foto: Reprodução/EBC