Segunda Turma absolve Gleisi de corrupção e lavagem de dinheiro

SEGUNDA TURMA ABSOLVE GLEISI

Publicado em: 19/06/2018 às 22:40 | Atualizado em: 20/06/2018 às 07:46

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu, na noite nesta terça-feira (19), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o ex-ministro Paulo Bernardo (ambos na foto) da acusação de corrupção e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato.

Também foi absolvido o empresário Ernesto Kugler Rodrigues, apontado como emissário do casal no recebimento do dinheiro.

A Segunda Turma é composta de cinco ministro: Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski que votaram pela absolvição geral dos petistas e do empresário.

Outros dois ministros, Edson Fachin e Celso de Mello, votaram pela condenação de crime eleitoral do uso de dinheiro de caixa 2, mas os absolveram também dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Ao apresentar a denúncia, a Procuradoria Geral da República (PGR) informou que Gleisi e Paulo Bernardo pediram e receberam R$ 1 milhão desviado da Petrobrás para a campanha dela ao Senado, em 2010.

A PGR pode recorrer da decisão ao próprio STF.

Apesar de terem sido absolvidos neste caso, Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo ainda respondem a mais duas denúncias e um inquérito no STF derivados das investigações da Lava Jato.

 

Foto: Dida Sampaio/Estadão