Caso Master: BRB é proibido pela Justiça de continuar contrato com Flamengo

Decisão atende ação popular que questiona gastos do banco em meio à crise financeira após prejuízos bilionários ligados ao Banco Master

Publicado em: 22/05/2026 às 22:01 | Atualizado em: 22/05/2026 às 22:01

A Justiça do Distrito Federal determinou a suspensão dos pagamentos do Banco de Brasília ao Clube de Regatas do Flamengo referentes ao contrato de parceria avaliado em R$ 42 milhões.

A decisão liminar foi assinada nesta sexta-feira (22) pela juíza Sandra Cristina de Lira, da 6ª Vara Cível de Brasília.

O acordo previa antecipação de R$ 32 milhões ao clube, além de pagamentos parcelados e ações de exploração conjunta de produtos financeiros e plataformas digitais.

A magistrada considerou que a continuidade dos repasses poderia comprometer uma futura decisão judicial, já que os pagamentos estariam sendo feitos de forma sucessiva.

A suspensão ocorreu após uma ação popular movida por Célia Romeiro de Sousa, que apontou possível violação aos princípios da moralidade administrativa e economicidade.

A autora argumenta que o BRB enfrenta dificuldades financeiras após prejuízos relacionados à compra de carteiras de crédito do Banco Master.

Em nota, o BRB afirmou que o acordo não se trata de um patrocínio tradicional, mas de uma parceria comercial baseada na venda de produtos financeiros e compartilhamento de receitas com o Flamengo.

Leia mais no Metrópoles.

Foto: Flamengo/divulgação