Amazônia: parada três vezes por militares, promotora chama operação de ilegal
Vídeo mostra discussão durante bloqueio militar
Publicado em: 08/05/2026 às 20:14 | Atualizado em: 08/05/2026 às 20:38
A promotora Patrícia Paula protagonizou uma discussão com militares do Exército Brasileiro durante uma abordagem realizada na Operação Ágata 2026, em uma região de fronteira no interior do Acre.
O caso aconteceu no Ramal Novo Horizonte, em Plácido de Castro, e ganhou repercussão após a circulação de vídeos nas redes sociais. Nas imagens, a promotora questiona a legalidade da operação e afirma a um militar: “Você não é autoridade”.
Segundo o Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), a ação faz parte de uma operação nacional coordenada pelo Ministério da Defesa para combater crimes transfronteiriços, tráfico de drogas, armas e crimes ambientais na Amazônia.
De acordo com o Gefron, o local estava sinalizado e o Exército possui poder de polícia em regiões de fronteira, autorizado por lei complementar federal.
Após a repercussão, o Ministério Público do Acre informou que a promotora está afastada das funções por licença médica.
Patrícia Paula afirmou que passou por três bloqueios na mesma noite e classificou as abordagens como ilegais por não haver participação da Polícia Militar nas barreiras. Ela também declarou que pretende questionar oficialmente a operação.
Leia mais no G1.
Foto: reprodução
