Disputas por cargos que agitam judiciĂ¡rio estĂ£o nas mĂ£os de Amazonino

Publicado em: 19/05/2018 Ă s 08:54 | Atualizado em: 19/05/2018 Ă s 08:54

Em ano de eleições gerais, o  judiciĂ¡rio  do Amazonas tambĂ©m passa por uma maratona de “eleições internas” que tĂªm agitado, criado discĂ³rdia entre membros da justiça e feito discussões irem parar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os dois Ăºltimos pleitos de 2018 no judiciĂ¡rio tĂªm como principal eleitor o governador e prĂ©-candidato Ă  reeleiĂ§Ă£o, Amazonino Mendes (PDT).

O governador, que deverĂ¡ estĂ¡ no alvo do olhar da justiça e do MinistĂ©rio PĂºblico na eleiĂ§Ă£o que se aproxima, Ă© o principal eleitor para a escolha do prĂ³ximo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), vaga da OAB, e do procurador geral de Justiça (PGJ), que Ă© o “chefe” do MinistĂ©rio PĂºblico do Estado do Amazonas (MP-AM).

Principal eleitor

As duas instituições passaram por indicações de seus preferidos para os cargos, no entanto, com as listas trĂ­plices nas mĂ£os cabe a Amazonino escolher quem quiser para ser o prĂ³ximo desembargador do TJ-AM e o prĂ³ximo desembargador. A previsĂ£o Ă© que a escolha de desembargador deve ser feita atĂ© o meio do ano e de PGJ atĂ© setembro.

MP-AM

A quatro meses da eleiĂ§Ă£o de definiĂ§Ă£o da lista trĂ­plice para o cargo de procurador geral de Justiça do MP-AM, as movimentações de promotores e procuradores para o cargo começam a ficar mais visĂ­veis. De olho no cargo de FĂ¡bio Monteiro, jĂ¡ hĂ¡ pelo menos oito nomes, sendo que trĂªs mulheres estĂ£o entre as postulantes: Leda Albuquerque, Silvana Nobre e Antonina do Vale.

Time masculino

TambĂ©m sĂ£o prĂ©-candidatos Ă  vaga Paulo StĂ©lio, Reinaldo Nery, Alberto Nascimento, David CĂ¢mara e JosĂ© Roque.

Favoritos

Ser favorito entre procuradores e promotores nem sempre Ă© garantia de vitĂ³ria. Tradicionalmente e legalmente, o governador nĂ£o Ă© obrigado a escolher o mais votado pela categoria.

MemĂ³ria

OtĂ¡vio Gomes, por exemplo, figurou em terceiro lugar e mesmo assim foi escolhido pelo governador Eduardo Braga (MDB). Francisco Cruz foi escolhido por Omar Aziz (PSD) mesmo sendo o segundo colocado na lista trĂ­plice.

OAB-AM

Na disputa pela vaga da OAB-AM, a temperatura interna tambĂ©m estĂ¡ alta para a primeira peneira que serĂ¡ a formaĂ§Ă£o a lista sĂªxtupla com a votaĂ§Ă£o entre os advogados, no final de maio.  JĂ¡ hĂ¡ atĂ© denĂºncia tentando impedir o pleito na Justiça Federal, impugnaĂ§Ă£o alegando campanha irregular, acusações de que hĂ¡ candidatos laranjas e comentĂ¡rios desqualificando candidatos a desembargador com base no texto de ações de impugnaĂ§Ă£o.

Ctrl C

Comentam advogados que postulantes a cargo de desembargador exibem fragilidade técnica copiando argumentos de internet durante o processo eleitoral da ordem.

Vale-tudo

No meio jurĂ­dico, o comentĂ¡rio Ă© que a disputa pela vaga do mais alto posto do judiciĂ¡rio do Amazonas, que deveria exigir dos postulantes alto preparo tĂ©cnico e Ă©tico, colocou sangue nos olhos dos advogados e expĂ´s nuances  de vale-tudo  vistas em campanhas polĂ­ticas.

Podia ser pior

Advogados  dizem que “sĂ³ nĂ£o estĂ¡ pior” em funĂ§Ă£o da presença do advogado Daniel Nogueira na presidĂªncia da ComissĂ£o Eleitoral da vaga, que passa uma imagem de exigĂªncia e rigor ao cumprimento das regras e moralidade ao processo. Desde que o advogado começou a aparecer mais, indeferindo a maioria dos registros, as campanhas esfriaram.