CPI do crime organizado vai interrogar governadores bolsonaristas

No caso de Ibaneis, a CPI quer apurar relações comerciais de seu escritório de advocacia

CPI do crime organizado vai interrogar governadores bolsonaristas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 31/03/2026 às 11:38 | Atualizado em: 31/03/2026 às 11:41

A CPI do crime organizado aprovou a convocação dos governadores Ibaneis Rocha (DF) e Cláudio Castro (RJ), além de outros nomes considerados estratégicos, para aprofundar as investigações sobre possíveis conexões entre agentes públicos e organizações criminosas.

A iniciativa, liderada pelo relator Alessandro Vieira, também inclui requerimentos voltados à análise de estruturas financeiras e mecanismos de lavagem de dinheiro.

Entre os convocados estão um ex-diretor do Banco Central e um suspeito de facilitar a inserção de recursos ilícitos no sistema financeiro.

No caso de Ibaneis, a CPI quer apurar relações comerciais de seu escritório de advocacia, decisões envolvendo o BRB e negociações com instituições financeiras. Já em relação a Cláudio Castro, o foco é entender o papel do Rio de Janeiro em dinâmicas do crime organizado e possíveis falhas institucionais.

Leia mais no ICL Notícias.

Leia mais

Amazonas não está entre estados ‘menos seguros’ chamados à CPI do crime

Foto: Agência Brasil e TV Globo