Zambelli leva um não da Justiça para trocar juízes da sua extradição
Com a decisão, o tribunal manteve o colegiado original e marcou a retomada do julgamento para esta quarta-feira (11)
Publicado em: 10/02/2026 às 21:11 | Atualizado em: 10/02/2026 às 21:11
A Corte de Apelação de Roma rejeitou nesta terça-feira (10) o pedido da defesa da ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP) para substituir os juízes responsáveis por analisar o processo de extradição para o Brasil.
Com a decisão, o tribunal manteve o colegiado original e marcou a retomada do julgamento para esta quarta-feira (11).
O pedido de troca de magistrados foi apresentado após o adiamento de uma audiência em janeiro, quando a corte alegou falta de tempo para analisar requerimentos da defesa.
Os advogados de Zambelli classificaram a decisão como sinal de “hostilidade” e tentaram afastar os juízes, argumento que não foi acolhido.
A audiência desta quarta será extraordinária e dará continuidade à sessão anterior, com a análise dos pedidos pendentes.
Há expectativa de que a corte avance na decisão sobre a extradição, que pode ser comunicada nos próximos dias. A defesa ainda pode recorrer à Corte de Cassação, última instância da Justiça italiana.
Zambelli está presa há seis meses na Itália, após ter ficado dois meses foragida. Ela responde a um pedido de extradição que reúne condenações no Brasil por invasão ao sistema do CNJ e emissão de mandado falso de prisão, além de outra condenação por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal. Se extraditada, o período de prisão cumprido na Itália será abatido da pena no Brasil.
Leia mais em ICL Notícias.
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
