Deputado e Procon-AM fiscalizam shopping durante black friday

Operação conjunta mira irregularidades comuns no período, como falsos descontos e divergências de preços.

Deputado e Procon-AM fiscalizam shopping durante black friday

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 28/11/2025 às 05:44 | Atualizado em: 28/11/2025 às 05:47

O deputado estadual Márcio César Filho (União Brasil), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), realizará nesta sexta-feira (28), a partir das 11h, uma operação conjunta de fiscalização no Amazonas Shopping, em parceria com o Procon-AM.

A ação tem foco na identificação de práticas abusivas, especialmente promoções enganosas — situações que se tornam mais comuns nesta época do ano, quando o fluxo de consumidores aumenta e as ofertas se multiplicam.

Entre as irregularidades mais recorrentes observadas em anos anteriores estão:

  • Aumento prévio de preços para simular descontos;
  • Falsas ofertas ou publicidade enganosa;
  • Informações incompletas ou imprecisas sobre produtos e promoções;
  • Diferenças entre o preço exposto e o valor cobrado no caixa.

Segundo o deputado Márcio César Filho, a presença dos órgãos de fiscalização é fundamental para garantir transparência e segurança nas compras.

“A Black Friday atrai milhares de pessoas em busca de boas oportunidades, e é nosso dever garantir que essas ofertas sejam reais e transparentes. A fiscalização tem caráter preventivo e educativo, para orientar fornecedores e assegurar que o consumidor compre com segurança e confiança”, afirmou.

A operação deve percorrer lojas de diversos segmentos dentro do centro de compras, avaliando vitrines, etiquetas de preços, anúncios promocionais e atendimento ao consumidor. O Procon-AM também estará no local para receber denúncias e orientar quem identificar possíveis irregularidades.

Leia mais

Inmetro vai inaugurar primeira delegacia cibernética na black friday

Foto: divulgação