COP-30: Amazônia terá zero de desmatamento em 5 anos, diz presidente do Ibama

Rodrigo Agostinho afirma que fiscalizações, tecnologia e ações econômicas podem zerar o desmatamento.

Gabriel Ferreira, enviado do BNC Amazonas à COP-30

Publicado em: 18/11/2025 às 18:10 | Atualizado em: 19/11/2025 às 06:19

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, disse ao BNC Amazonas , nesta terça-feira (18 de novembro), na COP-30, em Belém (PA), que acredita no desmatamento zero no Amazônia até 2030.

A meta faz parte da política ambiental do governo federal e tem sido reforçada durante a conferência do clima.

“Eu acredito muito nisso, estou trabalhando para isso. O Ibama está trabalhando muito duro no combate ao desmatamento, nós estamos embargando todas as áreas desmatadas ilegalmente”, disse.

Agostinho também destacou ações do Ibama para alcançar a meta.

“Nós estamos usando muita tecnologia, estamos usando o que há de mais moderno no mundo, incluindo imagens de satélite, imagens de radar, estamos usando drones, aumentamos o número de fiscais para que justamente a gente possa continuar reduzindo o número de desmatamento”.

“Hoje a gente está trabalhando com fiscalização e a gente já conseguiu reduzir em 50%, e por isso a gente está bastante esperançoso de continuar essa redução até 2030, rumo, obviamente, ao desmatamento zero”.

Confira a entrevista:

Leia mais

Foto: BNC Amazonas