Itacoatiara tá assim: repórter é ameaçado e expulso por vereador ‘dono da câmara’
Tudo aconteceu em sessão sobre a prisão de vereador condenado a dez anos de prisão
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 15/10/2025 às 09:42 | Atualizado em: 15/10/2025 às 09:51
Na noite desta terça-feira (14), o vereador Hygor Magalhães expulsou o jornalista Melk Santos da câmara municipal de Itacoatiara, ameaçando algemá-lo caso não se retirasse do plenário. O episódio ocorreu durante a votação do arquivamento do pedido de cassação do vereador Ney Nobre (MDB), condenado a mais de 10 anos de prisão em regime fechado.
Segundo relatos, o confronto começou quando Magalhães criticou a imprensa e pediu que a população não confiasse em notícias de portais de internet. O jornalista tentou rebater, defendendo o direito à informação e a presença do povo na fiscalização da câmara.
“Eu me levantei e pedi a palavra. Foi quando o presidente disse ou você fica calado ou sai da Câmara. Eu disse que quem manda é o povo”, relatou Melk Santos.
Em seguida, o parlamentar ordenou a saída do repórter sob ameaça de algemas, e ele deixou o local escoltado por seguranças. A Polícia Militar também foi acionada para reforçar a segurança.
Jornalistas do município classificaram a ação como tentativa de intimidação e ataque à liberdade de imprensa, protegida pela Constituição Federal. Em nota, destacaram que o plenário “pertence à sociedade e deve ser um ambiente de transparência, diálogo e respeito”.
Saiba mais em G1.
Foto: Reprodução/redes sociais
