Vírus respiratórios mataram 11 mil neste ano, 73% por influenza A e covid-19
Dados do InfoGripe mostram alta de hospitalizações e mortes, com destaque para Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo.
Publicado em: 02/10/2025 às 20:53 | Atualizado em: 02/10/2025 às 22:37
Em 2025, o Brasil já registrou 11.161 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o boletim InfoGripe da Fiocruz. Do total, 73% tiveram origem em influenza A (51%) e covid-19 (22,4%).
O estudo mostra que 5.798 óbitos foram confirmados como causados por vírus respiratórios. Outros 4.331 tiveram resultado negativo e 188 ainda aguardam exames.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, entre 31 de agosto e 27 de setembro, a covid-19 foi a principal causa de óbitos por SRAG, respondendo por 50,9% dos casos. Em seguida vieram rinovírus (25,7%), influenza A (15,8%), vírus sincicial respiratório (5%) e influenza B (1,8%).
De acordo com a pesquisadora Tatiana Portella, responsável pelo boletim, Goiás, o Distrito Federal e o Espírito Santo apresentam aumento de casos graves de covid-19, enquanto o Centro-Oeste enfrenta uma segunda temporada de influenza A, considerada atípica para o período.
“A gente pede que as pessoas, especialmente integrantes dos grupos de risco, verifiquem se estão com a vacinação em dia. A vacina continua sendo a principal forma de proteção contra casos graves e óbitos”, alertou Portella.
Saiba mais na Agência Brasil.
Leia mais
Manaus está em alerta com casos graves de influenza A, aponta Fiocruz
Foto: divulgação/Semsa
