EUA lançam plano de paz para Gaza com conselho liderado por Trump

Proposta prevê desmilitarização do enclave, Estado palestino e anistia a integrantes do Hamas

EUA classificam CV e PCC como organizações terroristas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 29/09/2025 às 16:15 | Atualizado em: 29/09/2025 às 16:16

Os Estados Unidos da América apresentaram nesta segunda-feira (29 de setembro) um plano para encerrar a guerra na Faixa de Gaza. A iniciativa inclui um conselho internacional presidido por Donald Trump e a criação de um Estado palestino em potencial.

O plano estabelece a desmilitarização completa de Gaza, com destruição da infraestrutura do Hamas e supervisão de especialistas internacionais.

Um comitê palestino tecnocrático administraria temporariamente a região, sob monitoramento do novo Conselho da Paz, que terá Trump à frente e participação de Tony Blair.

O Hamas tem 72 horas para liberar todos os reféns israelenses. Em troca, Israel libertaria mais de 1.900 prisioneiros palestinos e enviaria ajuda humanitária imediata.

O acordo prevê ainda treinamento da polícia local por uma Força Internacional de Estabilização (ISF) com apoio de parceiros árabes. Israel se retiraria gradualmente, sem anexar o território.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aceitou o plano. Trump avisou que, se o Hamas rejeitar, os EUA apoiarão ações militares para eliminar o grupo.

Até o momento, o Hamas não se pronunciou oficialmente, mas afirmou que analisará a proposta de forma “responsável”.

Saiba mais em G1.

Foto: Agência Brasil