Lupi nega omissão em fraudes no INSS e isenta Lula
Em depoimento à CPI, ex-ministro negou participação nas irregularidades e disse que o presidente desconhecia esquema bilionário de descontos indevidos
Publicado em: 08/09/2025 às 22:02 | Atualizado em: 08/09/2025 às 22:02
O ex-ministro da Previdência Carlos Lupi negou, nesta segunda-feira (9), qualquer participação em irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), no Senado.
Na ocasião, ele disse que o presidente Lula da Silva (PT) não tinha conhecimento das fraudes.
Lupi alegou que desconhecia figuras centrais do esquema, como o lobista conhecido como “Careca do INSS”, e defendeu que a responsabilidade pelos desvios cabia à autarquia, que possui autonomia administrativa.
No entanto, o ex-ministro reconheceu que indicou nomes ligados à pasta, como Adroaldo da Cunha Portal, mas disse que as nomeações seguiram critérios políticos ou técnicos.
Leia mais
CPI do INSS: amazonense entre pedidos de prisão preventiva
Lupi afirmou ter tido conhecimento da dimensão das fraudes apenas após o avanço das investigações da Polícia Federal.
Ele disse ainda que denúncias anteriores haviam sido arquivadas por falta de provas e que medidas começaram a ser adotadas em 2023, em articulação com a PF.
O político classificou o esquema como uma ação criminosa externa, com a conivência de servidores do INSS, e declarou que sua saída do ministério se deu por pressões políticas, não por envolvimento em ilícitos.
Com informações de Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
