7 de Setembro: Bolsonaro na prisĂ£o, Lula vai explorar defesa da soberania

Governo aposta na data para retomar bandeira do patriotismo antes ligada ao bolsonarismo

Tiro pela culatra de Trump e Bolsonaro alavanca popularidade de Lula

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 22/08/2025 Ă s 16:42 | Atualizado em: 22/08/2025 Ă s 16:42

O governo Lula se prepara para as celebrações do 7 de setembro, com o mote de “Brasil soberano”. A data Ă© vista por aliados do presidente como uma oportunidade estratĂ©gica para que o governo retome a bandeira do patriotismo e de defesa Ă  naĂ§Ă£o, que, nos anos anteriores, esteve fortemente associada ao bolsonarismo.

As comemorações deste ano ocorrem em um contexto de intensa agitaĂ§Ă£o polĂ­tica e judicial. O feriado nacional se darĂ¡ em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) e Ă  ofensiva do governo Donald Trump contra o Brasil, que inclui a imposiĂ§Ă£o de uma sobretaxa de 50% a produtos brasileiros e sanções a autoridades.

A Primeira Turma do STF estĂ¡ agendada para iniciar o julgamento de Bolsonaro, militares e aliados pela tentativa de golpe de Estado em 2022 no dia 2 de setembro, com a sentença prevista para a semana seguinte ao desfile.

Auxiliares diretos do presidente Lula destacam que a defesa da soberania, tema jĂ¡ presente nos discursos do petista, ganha uma nova e crucial relevĂ¢ncia diante do cenĂ¡rio polĂ­tico atual. Ainda nĂ£o hĂ¡ uma definiĂ§Ă£o se o presidente Lula farĂ¡ um pronunciamento em cadeia nacional por ocasiĂ£o da data, mas a possibilidade nĂ£o foi descartada.

AlĂ©m da cerimĂ´nia institucional, movimentos populares, centrais sindicais e partidos como o PT utilizarĂ£o a data para anunciar manifestações por todo o paĂ­s, classificando-a como o Dia de MobilizaĂ§Ă£o Nacional.

Raimundo Bonfim, coordenador-geral da Central de Movimentos Populares (CMP) e da coordenaĂ§Ă£o da Frente Brasil Popular, afirmou que a data servirĂ¡ para defender a soberania nacional e denunciar os traidores da pĂ¡tria.

“HaverĂ¡ dois campos polĂ­ticos nas ruas: a direita defendendo o tarifaço e a ingerĂªncia dos EUA no Brasil de um lado, e do outro nĂ³s, da esquerda, democratas e progressistas, defendendo a soberania, a democracia e os direitos”.

O PT, com o mote “povo independente Ă© povo soberano”, trabalha intensamente nas redes sociais e nas ruas para mobilizar um grande nĂºmero de manifestantes. O presidente Lula, no entanto, deverĂ¡ acompanhar somente o desfile na Esplanada dos MinistĂ©rios.

Saiba mais em Folha de S. Paulo.

Foto: Ricardo Stuckert/PR