Malafaia é alvo da Polícia Federal em busca e apreensão

Pastor bolsonarista foi abordado ao desembarcar no Galeão, no Rio de Janeiro.

Publicado em: 20/08/2025 às 18:12 | Atualizado em: 20/08/2025 às 18:12

O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), foi alvo de mandado de busca e apreensão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ordem foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes no inquérito sobre tentativa de obstrução do julgamento de Jair Bolsonaro pela trama golpista de 2022.

Malafaia foi abordado por agentes da Polícia Federal (PF) no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, após desembarcar de Lisboa. Ele está sendo ouvido no local.

Segundo investigadores, mensagens apreendidas em celulares de Bolsonaro ligam o pastor às tentativas de interferir nas investigações. Moraes também proibiu Malafaia de sair do país, determinou a apreensão de seus passaportes e vetou contatos com outros investigados.

O pastor é apontado como financiador e organizador de atos golpistas. Em fevereiro de 2023, bancou manifestação bolsonarista na Avenida Paulista que reuniu cerca de 185 mil pessoas, onde foi lançada a campanha pela anistia de Bolsonaro.

À época, Malafaia chegou a dizer que a estrutura seria paga pela Associação Vitória em Cristo (Avec), mas voltou atrás após críticas e afirmou ter usado recursos próprios. Nas redes sociais, desafiou as autoridades: “Vem, pode vir PF, Receita Federal. Vocês sabem a renda que eu tenho. Eu não preciso tirar dinheiro de igreja para pagar nada.”

Foto: Alan Santos/Presidência da República

Tags