Tarifa social: 260 mil famílias no Amazonas podem ter luz de graça

Tarifa Social pode garantir energia gratuita a 260 mil famílias no Amazonas.

Junho chega com a conta de luz mais cara e acende alerta ao consumidor

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 20/08/2025 às 15:58 | Atualizado em: 20/08/2025 às 15:58

O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta quarta-feira (20/8) que 260 mil famílias no Amazonas podem ter gratuidade nas suas tarifas de energia elétrica. Isso porque já se encontra em vigor, desde 5 de julho, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

A estimativa do governo é garantir gratuidade a 16 milhões de pessoas no Brasil.

Por meio da medida provisória número 1.300/2025, a TSEE prevê a gratuidade para famílias de baixa renda que consumirem até 80 kWh por mês. Caso o consumo seja superior, o valor excedente será cobrado integralmente.

A pasta destaca que a medida também contempla pessoas com deficiência ou idosos no Benefício de Prestação Continuada (BPC), famílias indígenas e quilombolas do CadÚnico, e famílias atendidas em sistemas isolados por módulo de geração offgrid.

A MP também garante aos consumidores a liberdade para escolha do fornecedor de energia elétrica.

Essa proposta beneficia consumidores como pequenas padarias, restaurantes e residências, além daqueles que já estão no mercado livre de energia.

Reforma

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, diz que o governo apresenta na Reforma do Setor Elétrico uma nova política que se apoia em três pilares fundamentais: justiça tarifária, liberdade para o consumidor e equilíbrio para o setor.

“Queremos fazer justiça tarifária e abertura de mercado, beneficiando a classe média, acabando com o monopólio de apenas de uma fonte para poder fornecer energia para o mercado regulado”, diz.

De acordo com o ministro, a medida permite que todo mundo possa escolher a fonte que quer comprar energia, criando naturalmente uma concorrência entre as várias fontes de geração.

Leia mais

Amazonas Energia quer mais 60 mil famílias incluídas na Tarifa Social

“O presidente Lula, com tanta dedicação, assinou a proposta, na qual participou ativamente da construção, para buscar a redução do custo de energia que viesse a atender a todas as brasileiras e brasileiros, mas especialmente fazer justiça com a classe média do Brasil e com os nossos consumidores de baixa renda, além de corrigir distorções do setor elétrico”, afirma.

Foto: Arquivo/BNC Amazonas