AmazĂ´nia: PF apreende semissubmersĂvel usado para trĂ¡fico internacional de droga
Durante os voos de reconhecimento, aeronaves da FAB identificaram estruturas camufladas entre galpões ribeirinhos

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 20/08/2025 Ă s 15:38 | Atualizado em: 20/08/2025 Ă s 15:38
A PolĂcia Federal (PF) apreensĂ£o uma embarcaĂ§Ă£o semissubmersĂvel destinada ao transporte de cocaĂna do trĂ¡fico internacional rumo Ă Europa, na regiĂ£o da Ilha de MarajĂ³ (PA).
A operaĂ§Ă£o contou com apoio da Marinha do Brasil (MB) e teve o papel central da Força AĂ©rea Brasileira (FAB) que interceptou embarcaĂ§Ă£o.
De acordo com a Revista Sociedade Militar, em publicaĂ§Ă£o de hoje (20), o sucesso da operaĂ§Ă£o foi viabilizado pelo emprego combinado de inteligĂªncia artificial, imagens de satĂ©lite de alta resoluĂ§Ă£o e aeronaves de patrulha da FAB.
Dessa forma, os caças de sensoriamento remoto R-99, equipados com radares de abertura sintĂ©tica e sensores eletro-Ă³pticos, detectaram movimentações fluviais atĂpicas em pontos estratĂ©gicos da AmazĂ´nia.
Assim, durante os voos de reconhecimento, as aeronaves identificaram estruturas camufladas entre galpões ribeirinhos, alĂ©m de padrões logĂsticos incomuns ao longo de rotas clandestinas.
Ou seja, esses dados, cruzados com informações orbitais fornecidas por satĂ©lites militares e civis, permitiram localizar a embarcaĂ§Ă£o antes que ela deixasse o territĂ³rio brasileiro.
Portanto, conforme fontes ligadas Ă investigaĂ§Ă£o, os criminosos tĂªm investido em embarcações artesanais do tipo semissubmersĂvel, construĂdas com casco baixo para evitar detecĂ§Ă£o.
Leia mais em Revista Sociedade Militar.
Leia mais
Made in ParĂ¡: submarino do trĂ¡fico de drogas Ă© apreendido na AmazĂ´nia
Foto: reproduĂ§Ă£o