“COP-30 já começou”, afirma secretário de Lula em evento em Manaus

Afirmação foi de representante do Planalto em evento na Ufam

Gabriel Ferreira, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 19/08/2025 às 21:14 | Atualizado em: 19/08/2025 às 21:18

Marcada para ocorrer oficialmente em novembro, em Belém (PA), a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-30) já deu início às suas atividades na Amazônia.

O pontapé inicial aconteceu nesta terça-feira (19 de agosto), em Manaus, durante o Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a presidência da COP-30, no Centro de Ciências do Meio Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O secretário-executivo de desenvolvimento econômico social e sustentável da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, abriu o evento com uma declaração direta:

⁠“A COP-30 já começou. Nesse momento nós estamos em uma atividade da COP-30".

Ele reforçou que o debate não se restringe a novembro:

⁠“As pessoas falam: ‘Ah, lá na COP-30’. A COP-30 já está acontecendo".

Para Noleto, as discussões e articulações diplomáticas sobre o clima e a Amazônia já estão em andamento:

⁠“Os debates já começaram e as negociações já estão acontecendo. O Brasil tem a missão de cobrar do mundo a efetivação dos compromissos. O mundo vem aqui dizer: ‘Salve a Amazônia’, mas o que a Amazônia quer dizer para o mundo?”

Leia mais

COP-30: Belém tem 53 mil leitos garantidos, diz ministro do Turismo

Presença de autoridades

Ao final de sua fala, Noleto adiantou, em quebra de protocolo, que o presidente da COP-30, embaixador André Lago, a enviada especial para mulheres da COP-30, a primeira-dama do país Janja da Silva, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participarão do encontro com a comunidade acadêmica e científica nesta quarta-feira (20), no auditório Eulálio Chaves, na Ufam.

Na ocasião, será entregue um documento com propostas da região voltadas para questões amazônicas e mudanças climáticas, consolidando o protagonismo da Amazônia nos debates internacionais que antecedem o evento oficial em Belém.

Com colaboração da Redação do BNC Amazonas

Foto: Gabriel Ferreira/especial para o BNC Amazonas