Ou se unem, ou perdem tudo no primeiro turno

Fragmentação da direita pode facilitar a campanha do senador Omar Aziz a governador do Amazonas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/08/2025 às 08:10 | Atualizado em: 14/08/2025 às 08:10

O jornalista Hiel Levy publicou ontem uma informação não confirmada, mas que se tratar de uma realidade possível e necessária. Hiel reportou em seu blog que os principais nomes da direita no estado se reuniram recentemente para discutir 2026.

Personagens do encontro, segundo Hiel, teriam sido o governador Wilson Lima (União), o vice-governador Tadeu de Souza (Avante), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e a empresária Maria do Carmo (PL), que está numa escalada de ataques à gestão estadual.

Diz ainda Hiel que o idealizador do movimento, com o objetivo de compor uma chapa forte foi o governador, candidato ao Senado.

Não obstante à confirmação do encontro, para direita do Amazonas, a união dos conservadores, no cenário que se desenha, faz-se não só possível, mas necessária. Lutar contra isso seria ajudar a esquerda a fazer barba, cabelo e bigode, já no primeiro.

Pesquisa

Pelo menos é o que dizem pesquisas internas de ambos lados. Foi isso também que mostrou a pesquisa IPEN-G6 do último dia 28 de julho.

O estudo eleitoral revelou que o senador Omar Aziz ganha a cadeira de governador com quase 65% dos votos. E a vitória se daria, conforme, a pesquisa sobre o melhor nome da direta, hoje, o de Maria do Carmo.

Os números também mostraram que a esquerda fica com a primeira vaga de senador e que deixa a direita brigando pela segunda.

Perder o comando do estado e, sobretudo, vaga de senador é tudo o que o ex-presidente Jair Bolsonaro não quer. Nesse caso, o não quer está na realidade do fatos: inelegível, condenado e preso. Sua força no Congresso é, neste momento, o que lhe resta para sua sobrevivência política.

Articulação necessária para todos

Nesse cenário, uma chapa chapa forte da direita é uma necessidade. Mas a necessidade não é só para o ex-presidente, muito menos para Wilson Lima, mas para todos os personagens do campo conservador no Amazonas.

Vice-governador

Por exemplo, o vice-governador Tadeu de Souza já foi tirado dos planos de seu Avante numa eventual candidatura à reeleição. Isso ocorreu quando o presidente estadual da sigla, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou apoio a Omar Aziz. Então, para levar adiante a disputa pela chefia do Executivo estadual Tadeu precisa de outras forças.

Maria do Carmo

A ex-candidata a vice-prefeita de Manaus tem necessidade de ter o bloco unido. Para começar, se não se alinhar com todos os membros do bloco se tornará inviável antes do pleito. Dessa forma, pode perder o partido antes das convenções.

Mais que isso: ainda que chegue ao primeiro turno terá que entender que, em segundo turno, precisará do apoio de todos. Nesse caso, não pode destruir, agora, as pontes que unem a direita.

Alberto Neto

Alberto Neto, sobrando nas pesquisas, é o que está assistindo a tudo isso de camarote. Se disputar a reeleição, se garante; a senador, teria a primeira vaga. Sobrando assim pode até ser o cabeça de chapa, dependendo do comportamento e do desempenho de Maria do Carmo.

Movimento possível

Nessa conjuntura, um encontro entre esses quatro personagens é possível. Alfredo Nascimento, conforme diz Hiel Levy, é a ponte que já está pronta. O presidente do PL, além de dirigir o principal partido da direita é também aliado de Wilson. Ele também tem ascendência sobre Maria do Carmo, porque é dele a decisão sobre a candidatura dela a governadora.

Fotomontagem: BNC AMAZONAS

Tags