Embaixada dos EUA dá advertência a Moraes e seus aliados

Após a publicação feita pelos EUA, o ministério das Relações Exteriores convocou hoje (8) o encarregado de negócios da representação no Brasil para uma reunião

Embaixada dos EUA dá advertência a Moraes e seus aliados

Publicado em: 08/08/2025 às 15:48 | Atualizado em: 08/08/2025 às 15:48

A Embaixada dos EUA em Brasília publicou, em português, uma advertência direta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e seus aliados.

A mensagem, divulgada no perfil oficial da embaixada no X (antigo Twitter) na quinta-feira (07), afirma que Moraes é “o principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores”.

Diz ainda que suas “flagrantes violações de direitos humanos” resultaram em sanções impostas pelo governo de Donald Trump com base na Leia Magnitsky. Como informa a BBC Brasil.

Ao mesmo tempo, alerta que integrantes do Judiciário e de outras esferas “estão avisados para não apoiar nem facilitar” a conduta do magistrado, acrescentando que Washington “monitora a situação de perto”.

Como resultado, após a publicação feita pela Embaixada dos Estados Unidos, o ministério das Relações Exteriores convocou hoje (8) o encarregado de negócios da representação no Brasil para uma reunião na sede da pasta, em Brasília.

Leia mais em BBC Brasil.

Leia mais

STF fechado com Moraes e soberania do Brasil contra Trump

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil